TURISMO -  CIDADES -  GUIAS -  CARTÕES -  PAPEL DE PAREDE -  CULINÁRIA -  CULTURA -  MAPAS
[ ANUNCIE ]              LINKS REGIONAIS -  EMPRESA               [ CONTATO ]

População: 5.700
Altitude: 1.291 m
Retornar para a página principal

ORIENTE-SE
Esotérico e Alternativo (breve)
Fotos de São Tomé das Letras
Mapa Rodoviário da Região
Distâncias Rodoviárias

Atenção: Mapa Ilustrativo. Utilize os serviços de guia !

HISTÓRIA

João Antão, escravo da Fazenda Campo Alegre, resolveu fugir e se esconder em lugar seguro após descoberto um caso que tinha com a irmã de seu senhor. Abrigou-se então em uma gruta no alto da serra, alimentando-se de frutos e raízes, caça e pesca. Certo dia, apareceu ao escravo um senhor de vestes brancas, que lhe escreveu um bilhete, dizendo-lhe que entregando ao seu amo, este o perdoaria. Ao ler o bilhete o fazendeiro lhe ordenou que o levasse até a gruta. Lá chegando encontraram em seu interior uma imagem de São Thomé, entalhada em madeira. Por ser de profunda religiosidade, João Francisco Junqueira levou a imagem para a sua casa. Esta, por sua vez, sumiu e reapareceu na gruta; e assim por várias vezes. Acreditando ser um milagre, o fazendeiro mandou erguer uma capela onde mais tarde (1785) foi construída a Igreja Matriz. O senhor de vestes brancas acredita-se que era o próprio São Thomé.
ORIGEM DO NOME: Na gruta onde foi encontrada a estátua de São Thomé existem pinturas rupestres, daí a origem do nome da cidade São Tomé das Letras.

INFRAESTRUTURA

Pousadas, hotéis e campings  
Bancos: Banco Bemge (Itaú)
Unidade Mista de Saúde - Fone: 3237 1262

SOBRE SÃO TOMÉ

São Thomé das Letras é uma cidade rústica, edificada sobre uma montanha de pedras - as mesmas utilizadas na construção de casas, no calçamento das ruas, no feitio do artesanto e de utensílios domésticos. Isso dá razão a um dos nomes pelos quais é conhecida: "Cidade das Pedras".
Sua localização privilegiada, em ponto montanhoso que permite a observação de um vasto horizonte, faz com que as pessoas se sintam mais próximas das estrelas.
Nos arredores da cidade é possível desfrutar dos mistérios das grutas e do frescor das cachoeiras que se espalham por locais diversos.
Acredita-se que São Thomé seja um dos sete pontos energéticos da Terra, o que atrai para o lugar místicos, sociedades espiritualistas, científicas e alternativas, o que dá razão a outro nome: "Cidade Mística".
Enfim, pode-se crer ou não em misticismo, discos voadores e pontos energéticos. Pode-se ser adepto ou não de modos alternativos de vida. Entretanto é difícil não se encantar com as diferenças e belezas dessa cidade.

ATRAÇÕES EM DESTAQUE

Gruta São Tomé
Local onde ocorreram os fatos que deram nome à cidade. Contém pinturas rupestres e na parte superior se tem vista da matriz e das montanhas.
Gruta do Carimbado
A lenda diz que a gruta seria uma ligação à Machu-Pichu, no Peru. Nunca foi totalmente explorada.
Pirâmide
Construção em forma de pirâmide, no ponto mais alto da cidade com ótima vista da região.
Formações Rochosas
A da bruxa é a mais famosa, porém existem outras que se assemelham a objetos ou pessoas.
Construções em pedra 
Muitas construções da cidade , o pavimento das ruas e muitas peças de mobiliário à utensílios 
Cachoeiras
Shangri-lá: pequenas quedas d'água, pinturas rupestres
Eubiose: possui piscinas e duchas naturais
Véu de Noiva: bem alta, com formação de um poço que os mais ousados usam para praticar salto

Paraíso: próxima à Véu de Noiva, sendo o acesso feito por trilha
Da lua: poço profundo que muitas vezes é utilizado para saltos

Vale das Borboletas: pequeno volume de água e poços propícios para banho

Flávio
Artesanato
Artesanato diversificado utilizando principalmente pedra São Thomé, dentre outros elementos. Existe uma feira de artesanato permanente na cidade, ao lado da Igreja Matriz.
Legenda
-----------------------

= foto
= mais informações